quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Papel de parede - a tendência que voltou pra ficar

Com padrões variados e uso mais contido, o hit da década de 70 encontra espaço cativo na decoração atual: os papéis de parede.



Presença obrigatória na decoração das casas da década de 70, o papel de parede parece ter voltado para ficar. Se antes eles eram utilizados em todas as paredes em padrões predominantemente florais, hoje o uso está um pouco diferente: o indicado é forrar apenas uma parede, o teto ou a porta, para que o ambiente não fique sobrecarregado. Os padrões também estão mais variados e, além dos florais, aparecem com texturas, cores fortes, estampas e em materiais naturais.

O material pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes onde não há presença de umidade ou água. Para Martha de Lucia Trindade, diretora criativa da Bobinex, as estampas conferem personalidade ao ambiente e, criando uma composição agradável, é prazeroso conviver com o papel de parede por muito tempo. Além do mais, o material tem custo viável e é fácil de trocar e instalar, podendo ser aplicado pela própria pessoa.

Designers de interiores consideram que os papéis de parede de cores vibrantes como roxo, cereja e verde limão estão em alta, assim como motivos florais. Recomenda-se que os de cores fortes ou estampados sejam usados para realçar uma parede ou uma coluna, pois o excesso torna o ambiente pesado e cansativo.

Os modelos de inspiração retrô ou que imitam texturas também são bastante procurados por profissionais da área e por consumidores finais antenados com as últimas tendências de decoração.

Padrões

Para escolher o padrão do papel de parede, é preciso decidir que efeito se quer gerar no ambiente. Se a intenção é fazê-lo parecer maior, a regra básica é escolher cores claras; riscas verticais criarão a ilusão de um pé direito mais alto e riscas horizontais deixaram o cômodo mais espaçoso.

Para criar uma atmosfera mais íntima, escolha um papel de parede que combine cores quentes com motivos pequenos e mais concentrados. Se o papel for aplicado no teto, dará a ilusão de que este é, na realidade, mais baixo. Cores como os azuis, verdes e violetas, principalmente em tonalidades claras, proporcionarão um ambiente calmo.

Para esconder imperfeições de paredes irregulares, opte por papéis mais grossos e pesados, que são mais difíceis de rasgar ou descolar. Flores, figuras e outros objetos, se forem grandes, vão reduzir visualmente o espaço; se foram pequenas, irão ampliá-lo.

E você, gosta de papel de parece? Ou precisa de ajuda?
Conte com a Home 2 You para te orientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário