terça-feira, 20 de maio de 2014

Tendências - design - arquitetura

TENDÊNCIAS, são tendências. 

No significado real quer dizer pendor, inclinação, ação em alguma direção. Para Luis Rasquilha, CEO da AYR – uma Consultoria de Inovação Estratégica, existem hoje cinco MACROTENDÊNCIAS que nortearão o mercado do setor nos próximos anos: Live the city, Design WOW, Ecossustentabilidade, Storytelling e Insperiences. Essas macrotendências, significam uma grande e longa tendência que está além das modas do momento, do evento olímpico que serà realizado, da cor ou materiais que Prada utilizou na última coleção e assim por diante. Sua origem é a união de sinais políticos, econômicos, sociais e comportamentais que influenciam todo o mundo, não apenas o seu bairro, a sua cidade ou o seu estado. A apresentação intitulada Tendências & Insights de arquitetura e design de interiores, do Luis Rasquilha mostrou o que veio para ficar dentro do mercado de arquitetura e design.


"Live the city": o cidadão não quer apenas habitar a cidade; também deseja modificá-la. A Gum Wall, em Seattle, nos Estados Unidos, é uma parede do Market Theater repleta de chicletes. A decoração inusitada surgiu espontaneamente: enquanto esperavam na fila, o público começou a grudar os chicletes na parede. O teatro acabou se tornando uma atração turística. No Brasil, o Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo, é um exemplo de modificação do espaço público por moradores.








"Design WOW": o design já não tem apenas a função de decorar os ambientes, também deve ser funcional e facilitar a vida do consumidor. Este home office, por exemplo, surgiu do aproveitamento do vão entre a estrutura do telhado e o teto do quarto.






"Ecossutentabilidade": mais do que conservarem a natureza, os produtos devem induzir uma modificação na relação do homem com a natureza.

Um dos produtos apresentados por Luis Rasquilha foi o Waterpebble, uma espécie de ralo para a área do banheiro. Caso quem esteja tomando banho demore muito tempo, ele muda de cor, alertando o consumidor a acelerar. Tem também a que ajuda na economia de energia. Esse plug, chamado de “Insic Wall Socket”, é uma tentativa de fazer as pessoas desligarem seus aparelhos. Ele acende para mostrar quantos watts você está puxando da rede com o que quer que esteja plugado – tipo o "Grilo Falante", que serve como sua consciência. A idéia do designer Muhyeon Kim é simples: ao ver quanto você gasta, você é encorajado a desligar o aparelho o mais rápido possível.

No caso da arquitetura, a Elithis tower, em Dijon, na França, produz toda a energia que consome.







"Storytelling": para um produto sobreviver no mercado, é necessário que ele conte uma história, seja carregado de simbologias com as quais o consumidor se identifique. A experiência de compra que faz com que cada coisa que compremos seja de fato memorável e especial.

Aspectos triviais, que não se relacionam com o propósito final do produto, acabam virando o centro das atenções. É incrível como, por mais que gostemos de pensar o contrário, nossas compras e hábitos de consumo são muito mais baseados em emoções do que em decisões puramente racionais.

O vinho O Seu Calheiro Cruz apresenta esta característica segundo Luis Rasquilha. O produto permite que, em sua rolha, seja estampada o nome da pessoa com quem o vinho foi dividido, ou seja, que guarde a história vivida durante seu consumo. Aqui no Brasil, a tradicional marca de cuidados para higiene, Granado, estava envelhecida até pouco antes de 2009. Desde então, lançou um novo portfolio de produtos, mais atual e competitivo, e em vez de modernizar a comunicação da marca, fez o contrário. A comunicação de todos os produtos é vintage, mas ao mesmo tempo muito atual, focando na tradição da marca e como produtos de qualidade duram por décadas e mais décadas.





Insperiences”: os produtos devem manter uma experiência íntima com os consumidores, dialogar com sua alma. O Koan Float permite que o consumidor tenha uma experiência singular consigo mesmo: trata-se de uma espécie de piscina que simula o Mar Morto e promete relaxamento. Os produtos devem manter uma experiência íntima com os consumidores, dialogar com sua alma. Outro produto que permite uma verdadeira experiência interior é a Healing Theater Umine, que funciona como uma luminária que projeta no ambiente o fundo do mar.Temos algumas luminárias que nos permitem ter uma experiência interior. Projetam no ambiente imagens de espaços distante (como florestas, nesse caso) e texturas diversas, provocando aconchego, entre outras sensações.









Veja o que se encaixa na sua realidade. Com um pouco de imaginação e atitude, temos as macrotendências todos os dias ao nosso alcance!!!

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